Devocional

Pastor

Rubens Rodrigues

Pastor da Igreja Batista Regular do Catolé em Campina Grande

28/06/2017 às 14:07

CONTENTAMENTO EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS

"Regozijai-vos sempre" 1Ts 5:16

O verbo regozijar ou alegrar significa basicamente estar contente, ou seja, estar satisfeito, alegre, ou até sossegado. Paulo diz que o nosso dever é regozijar-se ou estar contente sempre, continuamente. Ele trata desse contentamento em outras situações (ver Fp 4:4; 2Co 6:10). Para Paulo, não devemos depender das circunstancias boas para estarmos contentes. A nossa alegria deve estar na dependência do Senhor. Ele disse “alegrai-vos sempre no Senhor”. A nossa alegria deve estar nele, independentemente das circunstâncias. Isso não quer dizer que não sofremos ou nos entristecemos. No entanto, significa que não nos desesperamos, não perdemos a esperança (Rm 12:12).

O Senhor Jesus também falou sobre a alegria em meio a perseguições:

11 Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. 12 Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós. (Mt 5:11-12)

Os tessalonicenses sofriam perseguições por serem discípulos de Cristo. Paulo não queria que aqueles irmãos se inquietassem com as tribulações. Portanto, o que Paulo está dizendo aqui é bem difícil para eles, você não acha? Como eles podem estar contentes enquanto sofrem perseguições das mais diversas? Como posso ter alegria em meio ao sofrimento? 

O contentamento que ele propõe independe das circunstâncias. Não é sorrir enquanto sofro, não é dar uma boa “gaitada” enquanto estou num velório, por exemplo. Aliás, isso é coisa de doido! Estar contente é ter a certeza de que em qualquer momento Deus está comigo e por isso sou bem-aventurado, feliz.

É fácil estar contente apenas quando tudo está bem. Mas, haverá situações em que você será tentado a desistir de perseverar, a se desesperar e se abater. Muitos se sentirão angustiados ou até às portas da depressão. Lembre-se de olhar para Deus. Quando as coisas não derem certo em sua vida, lembre-se que Ele está com você e não se esquece de você. É nele que devemos nos alegrar e não nas circunstâncias ou coisas deste mundo.

Nosso contentamento se baseia no fato de que Cristo prometeu estar sempre conosco. Não temos, portanto, reais motivos para vivermos descontentes. Temos Deus, temos tudo que precisamos.

Fonte: Do próprio autor

Voltar

Compartilhe